Jaime E. Villate. Topics of Mechanics,
University of Porto, Portugal, 2025.
3.33. A água de um rio se escoa com velocidade de 2.0 m/s do norte para o sul. Um homem dirige um barco com motor através do rio; sua velocidade em relação à água é igual a 4.2 m/s de oeste para leste. A largura do rio é igual a 800 m.
3.59. Uma pedra amarrada em uma corda se move no plano . Suas coordenadas são dadas em função do tempo por , onde e são constantes.
3.65. Um piloto de avião coloca o curso da direção de leste para o oeste com uma bússola e mantém uma velocidade em relação ao ar de 220 km/h. Depois de voar durante 0.500 h, ele se encontra sobre uma cidade a 120 km a oeste e 20 km ao sul da sus posição inicial.
18. Num parque de diversões, os passageiros viajam numa roda gigante de raio 5.0 m, com velocidade constante, completando uma volta em 4.0 s. Determine a aceleração dos passageiros. 12 m/s2
19. Num parque de diversões, uma roda gigante com raio igual a 14.0 m está a girar em torno de um eixo horizontal, passando pelo seu centro. A velocidade linear constante de uma passageira na periferia é igual a 7.0 m/s. Considere que o eixo vertical é o dos . Determine o módulo, a direção e o sentido da aceleração da passageira:
20. Um pêndulo simples (um corpo oscilando na extremidade de um fio) descreve um arco de círculo a cada oscilação. Qual é a direção e o sentido da aceleração nas extremidades da oscilação? E no ponto médio? Explique. Nas extremidades é tangente ao círculo, no sentido para o ponto mais baixo: não há aceleração normal porque a velocidade nula, mas como a velocidade começa a aumentar, há aceleração tangencial no sentido do movimento. No ponto médio é perpendicular ao círculo, no sentido para o centro deste: a velocidade diferente de zero implica aceleração tangencial, centrípeta, mas como nesse ponto a velocidade deixa de aumentar e começa a diminuir, ou ao contrário, então a aceleração tangencial é nula.
21. Uma partícula descreve uma trajetória circular de raio unitário de acordo com a lei angular (SI). Determine a velocidade angular, a aceleração angular e as coordenadas cartesianas da partícula no instante s. = 23 rad/s; = 10 rad/s2; = 0.647 m; = 0.763 m
22. Um avião ultraleve aponta de norte para sul e o seu indicador de velocidade em relação ao ar mostra 35 m/s. O avião está submetido a um vento de 10 m/s que sopra na direção sudoeste em relação à Terra.
23. No instante mostrado no esquema, os automóveis A e B deslocam-se com valores das velocidades de 20 km/h e 45 km/h, respetivamente. Se B tiver uma aceleração de 0.2 m/s2 enquanto A mantém um valor constante da sua velocidade, determine, para o instante da imagem: