eletricidade

Experiências de Circuitos

3. Divisor de voltagem

Um potenciómetro (figura 1) é uma resistência variável com três terminais, formada por uma lâmina condutora com forma de arco de círculo e resistência Rp. Rodando o eixo do potenciómetro, desliza-se um contacto metálico sobre essa lâmina condutora, entre os dois extremos. No potenciómetro da figura 1, os dois elétrodos nos extremos estão ligados aos dois extremos da lâmina circular e o elétrodo no meio liga ao contacto móvel.

Potenciómetro
Figura 1: Potenciómetro.

A figura 2 mostra o digrama de circuito do potenciómetro. Com o ohmímetro, meça o valor da resistência Rp entre os terminais A e C. Meça as resistências entre os terminais A e B, e entre os terminais B e C. Confira que essas resistências variam entre 0 e Rp, quando roda o eixo do potenciómetro entre as duas posições limite, mas a soma delas é sempre igual a Rp.

Potenciómetro
Figura 2: Diagrama de circuito do potenciómetro.

Construa um divisor de voltagem, ligando uma fonte entre os terminais A e C. A saída do divisor de voltagem é entre os terminais A e B (ou B e C). Meça a voltagem entre A e B e confira que pode ajustá-la a qualquer valor entre 0 e o voltagem da fonte que está a usar, rodando o eixo do potenciómetro.