O objetivo desta experiência é familiarizar-se com o equipamento usado para montar circuitos de corrente contínua e com a utilização de um multímetro para medir tensões e intensidades de corrente contínua.
Um breadboard, como o que se mostra na figura 1, é usado para montar circuitos elétricos e está formado por vários furos onde se podem inserir os extremos de uma resistência, fonte de tensão, multímetro e outros dispositivos. As duas grelhas principais no centro estão formadas por 63 linhas, cada uma com 5 furos identificados pelas letras A, B, C, D e E (ou F, G, H, I e J). Os cinco furos em cada linha estão interligados entre si mas isolados de todas as outras linhas.
Nas duas secções laterais, há 50 furos (10 grupos de 5) próximos de uma barra vermelha, identificada com um sinal positivo, que estão interligados entre sim e outros 50 furos ligados mutuamente, identificados por uma barra azul e o sinal negativo. Normalmente liga-se o terminal positivo da fonte a um furo qualquer próximo da barra + e o terminal negativo a um furo próximo da barra − (seria possível ligar os terminais de outra fonte diferente nas outras duas barras + e −).
Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).
Coloque uma resistência em dois furos independentes do breadboard e ligue os terminais à fonte de tensão contínua. Meça com o voltímetro a voltagem na resistência, quando cada uma das possíveis saídas da fonte: 3 V, 6 V, 9 V. 7.5 V e 12 V.
Para medir correntes pode usar-se o mesmo multímetro, na função de amperímetro. Há que ter atenção a ligar o amperímetro em série e nunca em paralelo. Rode o botão do multímetro para a posição de corrente contínua identificada por A (para medir correntes da ordem dos ampere) e ligue os cabos de medição nas saídas COM e A. Desligue um dos cabos que liga a fonte à resistência e ligue esse cabo a um dos terminais do amperímetro; o outro terminal do amperímetro deve ser logo ligado ao terminal da resistência que estava inicialmente ligado à fonte.
Se a corrente medida for menor que 1 ampere, pode rodar-se o botão do multímetro para a posição mA (mili ampere) e mude o cabo na saída A para a saída mA.
Meça a corrente em cada uma das possíveis saídas da fonte e em cada caso divida a voltagem pela corrente para determinar o valor da resistência. Compare com o valor dado pelo código de cores na resistência.