por Jaime E. Villate. Universidade do Porto, Portugal.
Um programa ou pode ser escrito interativamente na Shell, ou pode ser copiado para um ficheiro e depois executado. A opção "New File" no menu "File" do Idle permite abrir um editor de texto noutra janela, onde é possível escrever um módulo completo e gravá-lo num ficheiro. No mesmo menu há também a opção "Open" que permite abrir nesse editor de texto um programa já existente.
O módulo pode conter apenas definições de funções e variáveis, como no caso do módulo math. Nesse caso, para usar essas funções e variáveis em outros módulos, ou na Shell, há que importar o módulo completo ou as funções desse módulo que vão ser utilizadas.
O módulo pode ser também um programa que pede alguns valores de entrada através do teclado, realiza alguma ação e mostra alguns resultados no ecrã.
Para obter valores de entrada de forma interativa, usa-se a função input. Por exemplo,
>>> n = input("Indique o valor de n: ") Indique o valor de n: 7
Há que ter em conta que a pesar de ter sido escrito o valor numérico 7, a função input atribui à variável n uma cadeia de caracteres em vez de um número inteiro; para usar essa variável em operações com números, será necessário convertê-la para um valor numérico.
Após gravar o programa num ficheiro, pode ser executado com a opção "Run Module" no menu "Run".
Para aprender mais sobre a sintaxe de Python, existe muita documentação disponível na Web. O sítio Web de VPython é uma boa referência para encontrar manuais, tutoriais, livros e módulos adicionais.
g = -9.8 # aceler. da gravidade y = 5 # altura inicial vy = 0 # velocidade inicial dt = 0.01 # intervalos de tempo while y > 0: # queda enquanto não atingir o chão (y=0) y = y + vy*dt # nova altura vy = vy + g*dt # nova velocidade print(y, vy) # apresenta resultados