VPython

2. Programação em Python

por . Universidade do Porto, Portugal.

  1. Programação em Python
    1. Programas

2.1. Programas

Um programa ou pode ser escrito interativamente na Shell, ou pode ser copiado para um ficheiro e depois executado. A opção "New File" no menu "File" do Idle permite abrir um editor de texto noutra janela, onde é possível escrever um módulo completo e gravá-lo num ficheiro. No mesmo menu há também a opção "Open" que permite abrir nesse editor de texto um programa já existente.

O módulo pode conter apenas definições de funções e variáveis, como no caso do módulo math. Nesse caso, para usar essas funções e variáveis em outros módulos, ou na Shell, há que importar o módulo completo ou as funções desse módulo que vão ser utilizadas.

O módulo pode ser também um programa que pede alguns valores de entrada através do teclado, realiza alguma ação e mostra alguns resultados no ecrã.

Para obter valores de entrada de forma interativa, usa-se a função input. Por exemplo,

>>> n = input("Indique o valor de n: ")
Indique o valor de n: 7

Há que ter em conta que a pesar de ter sido escrito o valor numérico 7, a função input atribui à variável n uma cadeia de caracteres em vez de um número inteiro; para usar essa variável em operações com números, será necessário convertê-la para um valor numérico.

Após gravar o programa num ficheiro, pode ser executado com a opção "Run Module" no menu "Run".

Para aprender mais sobre a sintaxe de Python, existe muita documentação disponível na Web. O sítio Web de VPython é uma boa referência para encontrar manuais, tutoriais, livros e módulos adicionais.

Programa 1
 g = -9.8            # aceler. da gravidade
 y = 5               # altura inicial
 vy = 0              # velocidade inicial
 dt = 0.01           # intervalos de tempo
 while y > 0:        # queda enquanto não atingir o chão (y=0)
     y = y + vy*dt   # nova altura
     vy = vy + g*dt  # nova velocidade
     print(y, vy)    # apresenta resultados